Por ocasião do 140° aniversário da ordenação sacerdotal do Servo de Deus, José Gabriel do Rosário Brochero, a celebrar no próximo dia 4 de novembro, a Conferência Episcopal Argentina (CEA) destacou seu intenso trabalho apostólico como "fiel reflexo do rosto de Cristo", sempre pendente de seu povo.

Em um comunicado emitido ao encerrar a 144° Assembléia da Comissão Permanente da CEA, os prelados assinalaram que um traço típico da larga trajetória como pároco do Padre Brochero foi a apresentação do Evangelho mediante "uma linguagem vívida e próxima à compreensão das pesoas simples".

"Sua preocupação esteve em iluminar a vida de seus fiéis a partir da Palavra de Deus. Durante suas viagens entregava também à oração silenciosa e contínua de onde mais tarde brotaria sua pregação. Seus longos momentos orando diante da Eucaristia como seu amor e devoção à Santíssima Virgem María deram essa profundidade que é própria da palavra que brota da contemplação e que logo se expande no anúncio", anotaram.

Do mesmo modo, lembraram também que em cada uma das etapas de sua vida sacerdotal, o Servo de Deus esteve disposto a bater em todas as portas e a procurar a todos aqueles que possam lhe dar uma mão a fim de conseguir os meios temporários necessários para que seus paroquianos alcançassem uma vida mais digna e cristã.

Acrescentaram que "todo aquele que reclamava sua presença sacerdotal, particularmente os doentes e moribundos, cuja atenção normalmente requeria o percurso de dezenas de quilômetros a cavalo, acharam nele ao ministro do Deus sempre disposto a lhes servir até o fim".

Finalmente, os prelados pediram que "este grande sacerdote que tanto amou a seu povo, sirva de modelo e estímulo para todos os sacerdotes do Povo de Deus, e logo com as orações de todos os argentinos possa ser beatificado".

O Padre Brochero nasceu em 16 de Março de 1840 em uma paragem chamada "Carreta Queimada" nas proximidades de Santa Rosa do Rio Primeiro (Província de Córdoba). Foi ordenado sacerdote em 4 de novembro de 1866. Depois de um intenso trabalho apostólico em Traslasierra e Vila do Trânsito (atualmente Vila Cura Brochero) morreu leproso e cego em 26 de janeiro 1914, aos 74 anos de idade.