Conforme informou a agência católica da Arquidiocese de Valência AVAN, a paróquia da Assunção de Nossa Senhora do bairro valenciano de Benimaclet apareceu nesta manhã com dezenas de grafites contra a Igreja.

As fotografias tomadas pela agência demonstram que a Igreja foi completamente cobertas de mensagens, muitas delas balsfemas –e por eles omitidos nas fotos disponíveis–.

O pároco, Pe. Juan Luis Orquín, assinalou que há um tempo grupos de jovens vinculados a grupos anarquistas e de pressão homossexual "chegaram a incendiar a porta da igreja" e "já fizeram pixações obscenas nos dias prévios à viagem apostólica do Papa a Valência contra sua visita"; "mas o desta noite, em que encheram todo o templo de grafites repugnantes nunca antes tinha acontecido".

As pixaçõess, algumas com símbolos anarquistas, estão acompanhadas de desenhos obscenos e de insultos ao pároco, à Igreja, aos sacramentos, junto com expressões blasfemas.

"É revoltante que semelhantes agressões contra a liberdade religiosa de todo um bairro se estejam acontecendo sem que nenhuma autoridade pública seja capaz de pôr freio", indicou o pároco que garante que os paroquianos "estão desolados com tanta ofensa contínua e é uma vergonha para eles".

O Pe. Orquín afirmou que "sabemos perfeitamente quem são os autores", e "assim o fizemos saber à polícia, mas o que fizeram nesta noite superou tudo".