A Prelatura de Esquipulas, que em 1996 recebeu a visita do Servo de Deus João Paulo II, em que se venera a imagem do Santo Cristo do Esquipulas, completa neste ano 50 anos de sua criação canônica.

Conforme indicou o Pe. Hugo David López Hernández, a Prelatura de Esquipulas, um dos territórios eclesiais mais pequenos da América, iniciou sua história quando o Papa Pio XII no ano de 1956 desmembrou o município de Esquipulas da Diocese de Zacapa e a erigiu como Prelatura, nomeando como primeiro Prelado o então Arcebispo da Guatemala, Dom Mariano Rossell y Arellano, oriundo de Esquipulas.

Desde essa data a Prelatura ficou unida à Arquidiocese da Guatemala até que o Papa João Paulo II, por razões pastorais a uniu à Diocese de Zacapa-Chiquimula em 1986, sendo nomeado Prelado Dom Rodolfo Quezada Toruño, hoje Arcebispo da Guatemala.

No ano de 1959 a Prelatura foi encomendada aos monges beneditinos para procurar uma melhor atenção às centenas de milhares que visitam o Santuário de Esquipulas e velar pela atenção espiritual das seis paróquias que a conformam.

O Santuário de Esquipulas foi elevado à dignidade de Basílica Menor por João XXIII em 1961. Na atualidade a Prelatura de Esquipulas tem uma extensão de 523 quilômetros quadrados, seis paróquias e 45 mil habitantes. Seu atual Prelado é Dom José Aníbal Casasola e o Abade e Vigário Geral é Héctor Sosa Paz.

As celebrações terminarão no sábado 16 de setembro com uma peregrinação das aldeias e montanhas de Esquipulas até a Basílica onde se celebrará a Eucaristia.