A um dia da abertura das Olimpíadas de Atenas, o Papa João Paulo II enviou um telegrama ao presidente grego Costantinos Stephanopoulos fazendo os melhores votos aos Jogos e espera que o torneio “una a todos os povos e culturas”.

O Santo Padre lembrou que o esporte "é uma linguagem universal de relações humanas que desenvolve um espírito de irmandade e que permite superar a violência que marca o mundo atual".

"No espírito de trégua vinculada aos Jogos Olímpicos, espero que essa olimpíada seja uma ocasião para a irmandade entre os povos e as culturas", assinalou.

O Pontífice enviou sua bênção à nação grega, aos organizadores, aos atletas, aos espectadores e a todos aqueles que assistirão aos Jogos.

As Olimpíadas serão inauguradas oficialmente amanhã sexta-feira com uma espetacular cerimônia com as delegações de 202 países.

No domingo passado, João  Paulo II desejou que o evento contribua à paz entre os povos.

Durante a oração do Ângelus em  Castel Gandolfo, o Pontífice cumprimentou os participantes e augurou “de coração que no mundo, hoje atormentado e comovido por tantas formas de ódio e de violência, o importante evento esportivo dos Jogos constitua uma ocasião de sereno encontro e sirva para promover a buscada paz entre os povos”.