O Vigário Apostólico da Anatolia (Turquia), Dom Luigi Padovese, revelou hoje à imprensa italiana que o Papa Bento XVI decidiu prolongar um dia mais sua viagem à Turquia, programado originalmente para os dias 28 a 30 de novembro, para reunir-se com a comunidade católica local.

Segundo o programa, ainda não oficial, divulgado por Dom Padovese "o Santo Padre ficará um dia mais, o dia primeiro de dezembro, para se encontrar com os católicos do país e celebrar uma Missa solene na Catedral dos Latinos do Espírito Santo em Istambul".

A visita do Pontífice prevê encontros com as autoridades políticas, os líderes da maioria muçulmana e os líderes ortodoxos, que têm em Istambul, a antiga Constantinopla, sua sede histórica.

O Santo Padre visitará além disso a monumental Catedral de Santa Sofia, convertida em um museu pelo atual governo secular turco; assim como o mausoléu de Ataturk, o líder que criou a nova a Turquia secular.

Em declarações à agência italiana Apcom, Dom Padovese disse que "à Missa com o Papa que se realizará na manhã de primeiro de dezembro, convidei todos os fiéis católicos da Turquia. Será o único encontro do Papa com os católicos do país. Estarão presentes todas as autoridades religiosas e os bispos da Conferência Episcopal Turca".

Embora a Santa Sé ainda não tenha anunciado oficialmente a viagem do Pontífice à Turquia; prevê-se que Bento XVI chegue em 28 de novembro pela manhã ao aeroporto de Ankara, onde não haverá uma recepção de Estado, conforme o prevêem as estritas normas secularistas da Turquia. O Pontífice se encontrará com o atual presidente Ahmet Necdet Sezer no palácio de governo.

Em 29 de novembro o Papa se irá para Efeso (atual Esmirna), para visitar o Santuário de Meryem Ana Evi, onde segundo a tradição residiu a Virgem Maria.

Na tarde do mesmo dia se encontrará com o Patriarca ortodoxo de Constantinopla, Bartolomeu I; com quem voltará a se encontrar no dia 30 em uma cerimônia presidida por Bartolomeu, onde muito possivelmente seja assinado um importante acordo conjunto de caráter ecumênico.