O Arcebispo de São Domingos, Cardeal Nicolás de Jesus López Rodríguez, lembrou que a sexualidade é um dom de Deus, e como tal deve ser tratada "de maneira respeitosa, oportuna e séria".

Em um programa de televisão em que participou junto com um grupo de jovens, o Cardeal expressou a preocupação que causa a grande quantidade de adolescentes grávidas que vão à Maternidade dar à luz, as quais, assinalou, vivem em sua maioria frustradas porque os pais não assumem sua responsabilidade.

O Cardeal López Rodríguez lembrou que a sexualidade é "um dom muito belo que Deus deu ao homem e à mulher, com a qual não se deve fazer tudo o que a muitos lhes pareça, misturando-se uns com os outros, como se fossem animais em uma selva".

"Pelo contrário, é preciso fazer uso dessa capacidade formidável que Deus deu ao homem de uma maneira respeitosa, oportuna e séria; por exemplo, os meninos de doze e treze anos não devem andar brincando de sexo com meninas da mesma idade, pois isso não é sério nem oportuno" continuou e indicou que "os casais de namorados, quando estiverem casados que façam um uso regulamentado da sexualidade, mas não se deve andar brincando".