O Arcebispo de Tiro, Dom Chucrallah-Nabil El-Hage, exortou recentemente aos católicos maronitas a manter o valor e assim ficar no Líbano, depois do cessar-fogo decretado há alguns dias.

Conforme informa o USA Today, o Prelado presidiu uma Missa na Igreja de São Jorge que se encontrava totalmente cheia de fiéis, em que disse: "onde quer que esteja -em Tiro ou Marjayoun- se for paciente e tiver fé, poderá seguir em frente. O mais importante é ficar nesta terra".

Desde o mês passado, o Arcebispo de 63 anos animou os cristãos a ficar apesar do perigo e os ajudou com mantimentos e remédios. em que apesar de seu desejo de visitar algumas cidades, o Prelado maronita não pôde realizá-lo porque ele e seus acompanhantes ficaram isolados em Tiro.

Conforme explica Dom El-Hage, os maronitas servem como um espaço pacífico entre as duas parte em conflito, embora a realidade de muitos dos cristãos ao sul do país é bastante dura e há uma grande escassez de emprego.

Além disso, a Igreja Maronita (católica) não pode competir com a vasta rede de ajuda social que o Hezbollah construiu para os xiítas, afirma Daniel Nicholas, um desempregado da cidade de El Qlaiaa.