"A esperança cristã é alimentada pela ação celebrativa" da liturgia, expressou o Papa Bento XVI em uma carta dirigida aos participantes da 57° Semana Litúrgica Nacional, assinada pelo Secretário de Estado Vaticano, Cardeal Angelo Sodano.

Na missiva intitulada "Celebramos Jesus Cristo, esperança do mundo", dirigida ao Bispo de Sora-Aquino-Pontecorvo e Presidente do Centro de Ação Litúrgica, Dom Luza Brandolini, o Santo Padre espera que esta Semana "destaque, nos momentos de reflexão e oração, como a esperança cristã é alimentada pela ação celebrativa –que é ação de Deus– ação que continuamente emerge da Páscoa de Cristo, fonte de toda esperança".

O Pontífice explica que o tema do evento "indica como, através da celebração litúrgica, o homem inserido no Mistério pascal é transfigurado pelo Ressuscitado. A oração abre nossa vida ao projeto de Deus e busca nos fazer instrumentos dóceis em suas mãos para transformar nosso modo de viver e conseqüentemente a história de nosso ambiente".

"A celebração litúrgica abraça deste modo os vários aspectos da existência: o mundo dos afetos e das relações, a fragilidade e as debilidades compartilhadas, a experiência do trabalho e do repouso, sempre proclamando o primado do amor de Deus", prossegue.

Em seguida o texto lembra as palavras do Papa em sua encíclica Deus Caritas est, quando assinala que "na liturgia da Igreja, em sua oração, na comunidade viva dos fiéis, experimentamos o amor de Deus, percebemos sua presença e aprendemos deste modo a reconhecê-la em nossa vida cotidiana".

"A experiência da bondade de Deus na liturgia se converte na renovação da esperança. A celebração litúrgica, libertando o coração da angústia cotidiana, doa nova fé. O momento celebrativo comunica a alegria de esperar um mundo melhor, de viver na Igreja, de ser amado por Deus e poder amá-lo também, de ser perdoado e salvo. Por isso o fiel se vê ajudado a compreender que para custodiar, reavivar, testemunhar e comunicar a esperança deve retornar a celebrar, a contemplar Jesus, o Ressuscitado", precisa a carta.

Este encontro anual constitui uma etapa de preparação para o próximo Convênio Eclesial da Igreja na Itália que se celebrará em Verona (Itália).