O Arcebispo de Assunção, Dom Pastor Cuquejo, lembrou que o papel do catequista é fundamental, porque deve tornar "Cristo conhecido para a criança, o jovem e inclusive o adulto", durante a celebração do Dia do Catequista no domingo passado.

"Não é pouca coisa ser catequista, vocês têm em suas mãos a salvação de crianças, jovens e adultos", disse o Prelado a 200 catequistas da Arquidiocese de Assunção em uma Missa em comemoração.

Durante a homilia, que celebrou logo depois da peregrinação do santuário de Maria Auxiliadora até a paróquia da Santa Cruz, o Prelado indicou que a prudência e a sensatez devem ser a resposta do Cristão frente às pessoas que fazem o mal.

Ao se referir a uma passagem bíblica de São Paulo, que advertia dos tempos difíceis, Dom Cuquejo indicou que o profeta não falava de terremoto, inundações ou outras catástrofes, mas sim de pessoas más e insistiu aos catequistas a para cuidarem-se destas pessoas.

Do mesmo modo, o Prelado animou os catequistas reunidos a não serem rigorosos com as crianças, nem tratar mal as pessoas que não têm Cristo no coração. Finalmente, insistiu para que sejam pacientes como Jesus, que nunca foi autoritário nem impôs silêncio; e pediu aos catequistas compreender e escutar com interesse e dedicação.