No mês que se celebra na Espanha grande quantidade de festas religiosas patronais, o Bispo de Sigüenza-Guadalajara, Dom José Sánchez, advertiu que tanto a secularização como a necessidade que alguns sentem de que suas celebrações tenham "atrativo turístico" ameaçam seu sentido.

O Prelado afirma que "a secularização, bem entendida, é benéfica para o propriamente religioso, porque ajuda a distinguir o religioso do profano". Entretanto, adverte, que se invadir tudo "até rejeitar a dimensão religiosa e sobrenatural, tende a converter a festa religiosa em um acontecimento social, de costumes ou folclórico, como um espetáculo a mais".

Do mesmo modo, Dom Sánchez afirmou que "outro perigo que espreita é a necessidade que alguns sentem de que suas festas, tanto as religiosas quanto as profanas, tenham atrativo turístico, principalmente se são declaradas 'de interesse turístico' mundial, nacional, regional ou provincial, ou embora seja apenas 'de interesse turístico local'.

Sobre o particular, o prelado esclareceu que "é bom que os turistas venham a nossas festas religiosas, se isso acontecer pela devoção que inspiram ou pela beleza de sua celebração", mas que cifrar seu sucesso em que seja "declarada de interesse turístico não deixa de ser uma separação dos objetivos" da festa religiosa.

Sobre estes últimos, o bispo indicou que são a "glorificação de Deus em si mesmo ou em seu Santos, o bem espiritual dos participantes e daqueles por quem se celebra e o exercício da caridade e do apostolado". Todo os outros, advertiu, desnaturalizam o sentido da celebração.