A Comissão Permanente da Conferência Episcopal Argentina (CEA) começou hoje suas deliberações com um intercâmbio pastoral sobre a realidade do país, onde a opinião pública sustenta acesos debates sobre questões como a descriminalização do aborto e a reforma educativa impulsionada pelo governo.

À reunião, presidida pelo Arcebispo de Buenos Aires, Cardeal Jorge Mario Bergoglio, assistem os membros da Comissão Executiva e os bispos presidentes de algumas comissões e delegados regionais.

A Comissão Episcopal de Pastoral Social, junto com a Comissão Nacional Justiça e Paz, apresentará aos bispos participantes um relatório e plano de trabalho para o triênio, que prevê uma ronda de visitas com referentes sociais de vários setores sociais a fim de entrar em consenso sobre políticas de Estado. A exposição estará a cargo dos presidentes das comissões, Dom Jorge Casaretto e Dom Eduardo Serantes.

Do mesmo modo, os bispos avaliarão a posta em prática das linhas pastorais para a nova evangelização contidas em "Remas mar adentro", o documento que marca todas as atividades pastorais da CEA desde sua publicação em maio de 2003.

Alguns meios informaram que não se descarta que no intercâmbio de opiniões surjam questões como a recente sanção da lei de anticoncepção de emergência, que autoriza ligaduras de trompas e vasectomias gratuitas no sistema de saúde; o avanço de iniciativas parlamentaresas para legalizar o aborto; e o projeto do governo para reformar a lei de educação vigente.