O Presidente da Conferência do Episcopado Mexicano (CEM), Dom José Guadalupe Martín Rábago, pediu não utilizar a imagem da Virgem de Guadalupe com fins políticos, tal como o vêm fazendo nos últimos dias simpatizantes da coalizão Pelo Bem de Todos, do candidato presidencial Andrés Manuel López Obrador.

O também Bispo de León se referiu ao assinalado pelo Arcebispado do México, que se manifestou contra a manipulação política da imagem mariana. "Se houver uma declaração do Arcebispado do México, eu acredito que se trata de uma palavra autorizada que, embora não a conheço, confio em que é uma palavra que reflete o sentir dos católicos e da Igreja Católica em concreto".

Membros e simpatizantes da coalizão Pelo Bem de Todos realizaram recentemente uma peregrinação na qual levavam pôsteres que ilustram à Virgem de Guadalupe votando a favor do López Obrador, com os textos "voto x voto, casinha x casinha". Estes mesmos pôsteres se usaram na manifestação contra o Arcebispo do México, Cardeal Norberto Rivera Carrera, quando este presidia a Missa dominical na Catedral Metropolitana.

Diante disso, o Diretor Geral de Comunicação Social do Arcebispado, Pe. Hugo Valdemar, expressou o "firme protesto" da Arquidiocese "porque isto é um abuso. Pedimos a quem o estiver fazendo que não o faça porque, embora a "Morenita" é a padroeira de todos, não têm direito a inclui-la em um ato político".