O Papa Bento XVI assinalou que é possível para cada homem "conhecer Deus e saciar sua própria sede" de infinito nele, em sua mensagem dirigida aos participantes do 27º Encontro pela Amizade entre os Povos, promovido pelo movimento Comunhão e Libertação (CL) que se realiza na cidade italiana de Rimini.

No texto assinado pelo Secretário de Estado Vaticano, Cardeal Angelo Sodano, e enviado ao Bispo do Rimini, Dom Mariano De Nicoló, o Pontífice recorda que o lema do encontro deste ano: "A razão é uma exigência do infinito e culmina no suspiro e o pressentimento de que este infinito se manifeste", inspirado em uma frase do fundador do CL, Dom Luiggi Giussani, expressa o pressentimento humano de saber-se "feito para um fim infinito" que se manifesta em "inquietação, insatisfação, desejo, impossibilidade de aquietar-se com as metas finitas".

Depois de explicar que apesar de que o homem e sua capacidade de conhecimento estejam condicionadas ao espaço e tempo, o Papa precisa que é possível que este conheça "Deus, o infinito" porque "impregnou em nossa finitude para poder ser recebido por nossos sentidos e assim o infinito ‘alcança’ a busca racional do homem finito".

"Deus Criador ‘alcança’, hoje e permanentemente, a busca racional do homem que tende para Ele, encontra-se com a criatura que por Ele suspira", explica o Santo Padre e em seguida afirma que quando Jesus diz que é "o Caminho, a Verdade e a Vida", está convidando os homens de toda latitude e cultura" a segui-lo.

"Este encontro (de Rimini) serve para lembrar este convite. O infinito se fez ‘encontrável’, é possível para cada homem conhecer Deus e saciar sua própria sede nele", acrescenta Bento XVI que em seguida deu sua Bênção Apostólica ao Prelado e a todos os participantes do evento.

700 mil pessoas se reúnem até 26 de agosto na mencionada cidade de Rimini participar deste encontro de reflexão e compartilhar fraterno.