O Papa João Paulo II enviou um telegrama de pêsames ao povo senegalês pela morte do Cardeal  Hyacinthe Thiandoum, Arcebispo Emérito de Dakar, falecido aos 83 anos de idade.

O Pontífice expressou sua “profunda comunhão espiritual” e assegurou sua “fervorosa oração pelo descanso da alma de quem foi o pastor da Arquidiocese de Dakar por tantos anos”.

“Desejo prestar homenagem a este nobre filho da nação senegalesa que se entregou generosamente a seus irmãos no serviço de Cristo e sua Igreja, permanecendo perto do Sucessor de Pedro, como uma voz iluminada da  África”, afirmou o  telegrama.

O Pontífice confiou sua alma à misericórdia do Senhor, uniu-se aos que “oração e esperança” acompanham o Cardeal Thiandoum e deu sua benção a todos os que o velam.

O Cardeal Thiandoum morreu na terça-feira à noite em uma clínica perto de Marselha, França.  O cardeal africano foi designado Arcebispo de Dakar em 1962 e criado cardeal pelo Papa Paulo VI em 1976. Aposentou-se há quatro anos. Representou a Igreja africana em vários encontros episcopais celebrados em Roma e em seu novo Novo livro, o Papa refere-se à “excepcional personalidade” do Purpurado.