No dia em que a Igreja comemora São Bernardo de Claraval, o Papa Bento XVI rezou o ângelus dominical no Palácio Apostólico de Castel Gandolfo propondo o "Doutor Mariano" como exemplo de harmonia entre oração e ação para os cristãos de hoje.

Antes da oração Mariana, o Santo Padre afirmou que o exemplo e ensinamentos deste Doutor da Igreja do século XII "se revelam úteis para nosso tempo" explicando que sua "dedicação ao silêncio e à contemplação não impediram de realizar uma intensa atividade apostólica".

O Pontífice explicou que para o santo francês "o recolhimento interior é um elemento essencial da piedade. É necessário cuidar-se dos perigos de uma atividade excessiva, seja qual for a condição e o trabalho que se realiza, porque muitas ocupações conduzem freqüentemente à dureza do coração, não são mais que sofrimento para o espírito, desperdício de inteligência, dispersão da graça".

Do mesmo modo, o Papa ressaltou como exemplar "o compromisso com o qual lutou para dominar seu temperamento impetuoso, assim como por sua humildade com a que soube reconhecer os próprios limites e faltas".

O Bispo de Roma destacou que a teologia do santo em questão se caracterizou por ter "conseguido propor as verdades de fé com um estilo tão claro e incisivo ao ponto de fascinar o ouvinte e a dispor a alma para o recolhimento e para a oração".

"Para ele –continuou o Papa- a maior força da vida espiritual é o amor. Deus, que é Amor, cria o homem por amor e por amor o resgata. Em seu amor Deus cura nossa vontade e nossa inteligência elevando-as ao mais alto grau de união com Ele, quer dizer à santidade e à união mística".

Do mesmo modo, Sua Santidade citou algumas frases que São Bernardo dedica à Mãe de Deus, pedindo-lhe sua intercessão para que "nos obtenha o dom da paz verdadeira: ‘Olha a estrela, invoca a Maria… seguindo-a não errarás no caminho… se Ela te proteger não tens medo, se Ela te guia não te cansas, se ela te for propícia chegarás à meta’".

Concluída a oração, Bento XVI saudou os peregrinos e deu a Bênção Apostólica.