O Papa Bento XVI voltou a exortar à oração pela paz no Oriente Médio, com a constatação da falta de diálogo e reconciliação e a persistência da violência "em um conflito que dura muito tempo e que já registrou incontáveis vítimas".

"Nestes momentos de profundos problemas, o pensamento do Santo Padre se dirige à Terra Santa e às regiões do Oriente Médio", diz o texto da mensagem assinada pelo Secretário de estado Vaticano, Cardeal Angelo Sodano e que foi enviado e lido ontem durante o encontro anual do movimento Comunhão e Libertação que se realiza nestes dias na cidade italiana de Rímini.

"Ali vivem povos que hoje estão atormentados pela inimizade, pela ausência de diálogo e de reconciliação, pela violência que assola todo direito e toda legítima expectativa das pessoas de boa vontade", acrescenta a mensagem dirigida aos participantes do 27º Encontro pela Amizade entre os Povos.

Segundo o texto difundido pela Santa Sé, o Sumo Pontífice aproveita esta ocasião "para exortar todos a rezar ao Deus da paz, para que toque o coração dos que estão envolvidos em um conflito que dura muito tempo e que já registrou incontáveis vítimas".

"Obtenha Maria, a Mãe do Príncipe da Paz, que os habitantes residentes naquela terra se reconheçam irmãos e colaborem na construção de uma paz justa e duradoura", conclui.

Bento XVI fez vários clamorosos chamados ao cessar-fogo durante o conflito armado entre Israel e a guerrilha xiita Hezbollah no Líbano.