A presidência da Conferência Nacional de Bispos do Brasil (CNBB), país com a maior comunidade libanesa no mundo, lançou ontem 18 de agosto uma campanha em favor do povo libanês, castigado pelos enfrentamentos bélicos que cobraram já numerosas vítimas.

A campanha se lançou ontem no local da CNBB nesta cidade, com a presença do Secretário Geral, Mons. Odílio Pedro Scherer, e o Diretor Executivo de Cáritas Brasileira, José Magalhães de Sousa.

Mons. Scherer assinalou que “a Igreja e Caritas estão insistindo à sociedade brasileira a responder a este chamado. São milhares as vítimas e é preciso as socorrer”.

Caritas preparou um aviso publicitário de 30 segundos que já foi entregue às emissoras de TV e rádios comerciais para sua promoção, em um campanha que informa um número de conta bancária para fazer depósito de dinheiro em efetivo para a ajuda ao Líbano. A campanha se estenderá por três meses, até 30 de novembro.

Segundo o Ministério do Exterior do Brasil, ao menos sete brasileiros –incluindo três crianças– morreram nos enfrentamentos que acontecem no Beirute. Por outro lado, quase 3 mil brasileiros de origem libanesa residentes na zona do conflito já foram evacuados.

A Presidência da CNBB aproveitou a ocasião para manifestar seu firme repúdio à guerra e toda forma de violência como médio para resolver conflitos, e exortou a todos a participar generosamente nesta campanha.