O pároco da igreja de São Fernando, Pe. Manuel Cacheda, empreendeu uma campanha de coleta de assinaturas para proibir a prática do Top-less nas piscinas públicas a fim de proteger aos menores de “visões não desejadas”.

A campanha, que encontrou uma grande acolhida entre a paróquia, reclama que nas piscinas sejam criadas zonass para os menores e suas famílias “nas quais não tenham que enfrentar-se a visões não desejadas do mesmo modo que há praias especificamente nudistas”.

Em um gesto polêmico, o prefeito do Santiago da Compostela, Néstor Rego, criticou a campanha e insinuou que  a Igreja a  empreendeu “para opor-se a questões como o matrimônio homossexual ou a separação Igreja-estado”.

Fontes da paróquia indicaram que a iniciativa “é de índole puramente moral e de amparo da infância” e que os apoios que se recebam serão comunicados ao prefeito.

A cruzada liderada pelo pároco se soma à empreendida por diversas pessoas e organizações na Galicia, Astúrias, Cantabria, Alicante e Murcia para solicitar às respectivas prefeituras dos principais centros turísticos que atribuam praias e piscinas públicas para uso familiar em umas condições de respeito, decoro e amparo da infância.