Logo do bem-sucedido lançamento do Projeto Trimilênio, o Gerente de VÊ Multimédios, Pedro Pablo Quintero, revelou que analisam a possibilidade de estender o serviço de sítios Web gratuitos à Igreja na África, embora reconheça que a percentagem de usuários de Internet não é muito alta em dito continente.

Entrevistado pelo escritório de imprensa da Conferência Episcopal Peruana, Quintero indicou que a idéia de criar Trimilênio nasceu na década de 1990, inspirados pelo desejo de colocar a tecnologia ao serviço da Nova Evangelização. "Vimos a necessidade e a grande oportunidade que tinha a Igreja de ter um espaço em Internet para evangelizar e ter uma série de repercussões no âmbito da cultura", afirmou.

"Aos poucos foi amadurecendo a idéia de oferecer e apresentar o projeto (Trimilênio) a nível continental, inclusive já agora a nível mundial, porque estamos analisando a possibilidade de oferecer o serviço na África, às distintas realidades do continente africano, embora seja baixo o nível de usuários de Internet até hoje", assinalou.

Explicou que as instituições católicas que desejem um sítio Web gratuito, e sem publicidade, só precisam contar "com um lugar onde conectar-se a Internet, seja uma cabine, a casa de um amigo ou uma família". Quintero esclareceu que não é indispensável saber utilizar as novas tecnologias, porque nas oficinas prévias ao lançamento, "vários dos participantes não tinham recebido um correio eletrônico nunca".

Este projeto desenhado por VÊ Multimedios e colocado ao serviço do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais e a RIIAL foi lançado em 15 de agosto simultaneamente na Venezuela, Panamá, Colômbia, Peru, Chile, Argentina, Honduras e Equador.

Além disso, contou com a participação da Igreja em Cuba, onde, devido às limitações da Igreja neste país, os participantes se distribuíram durante todo o dia o uso do único computador com conexão à Internet, disponível na Conferência Episcopal Cubana, para poder criar seus sítios.

Para maior informação, pode visitar http://www.trimilenio.com