O Presidente da Conferência Episcopal da Colômbia (CEC), Dom Luis Augusto Castro, revelou hoje que há "muito boa vontade" do Governo e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) para obter um acordo humanitário assim como as gestões da Igreja e os facilitadores abrem a esperança de uma próxima libertação dos seqüestrados pela guerrilha.

"Acredito que há muito boa vontade das partes para fazer o acordo humanitário. Tanto o Presidente Uribe como as FARC deram mostras disso", disse o também Arcebispo de Tunja em declarações à Rádio Caracol.

Sobre a exploração de caminhos que permitam a libertação dos seqüestrados em poder das FARC, o Arcebispo disse que as aproximações com a guerrilha não estão paralisados e que o trabalho da Igreja e dos facilitadores está sendo realizado com a maior discrição.

O Presidente da CEC revelou que, com a colaboração da Igreja, uma comissão internacional está trabalhando sob a mais absoluta confidencialidade com o objetivo de obter a aproximação entre as partes.

Depois de urgir ao estabelecimento imediato do acordo humanitário, Dom Castro indicou que "os colombianos devem ter confiança e esperança para que logo os seqüestrados recuperem a liberdade".

Finalmente, o Arcebispo pediu às FARC que entreguem provas de que os seqüestrados estão vivos.