O Arcebispo de Santiago, Dom Ramón Benito da Rosa y Carpio, denunciou que a República Dominicana está ameaçada pela corrupção, o narcotráfico e a insegurança; e que para enfrentar estes males requer-se pessoas que sejam capazes de oferecer a vida, se necessário.

Ao presidir o Te Deum na Catedral de Santiago Apóstolo, ao comemorar o 143° aniversário da Restauração da República, Dom De la Rosa y Carpio lembrou que no século XIX a ameaça era a anexação à Espanha, mas que agora a verdadeira ameaça são os narcotraficantes, os corruptos e a delinqüência e insegurança que se respira em toda a nação dominicana.

"Todas aquelas pessoas que de algum modo traficam, são uma ameaça para a economia e a liberdade", precisou o Prelado.

Na Missa estiveram presentes o Governador Provincial José Izquierdo, o dirigente sindical José Enrique Sued, o Presidente da Comissão Permanente de Efemérides Pátria, entre outros.

Em outras declarações, o Arcebispo animou os novos legisladores que juramentaram seus cargos a serem verdadeiros servidores das províncias que os escolheram. "Queremos que passem da palavra aos atos, que dêem respostas adequadas, que digam o que o povo realmente quer saber e respondam às necessidades", disse.