O Arcebispo de Santa Cruz de la Sierra, Cardeal Julio Terrazas Sandoval, chamou os bolivianos a deixar de lado a violência que só traz divisão, e seguir o exemplo de humildade de Santa Maria, "que obedeceu o mandamento de ser Mãe de Deus, ajudando o irmão".

Durante a celebração da Festa da Virgem de Urkupiña no átrio do templo de Santo Ildefonso de Quillacollo, o Cardeal indicou que Cristo "vem a nos dizer que nos livremos da escravidão, mas não para nos encher de orgulho e vaidade". Também pediu "evitar qualquer louvor ou aplauso que leve a distorcer nossa missão".

Do mesmo modo, exortou a erradicar da Bolívia "o ódio, a vingança, o revanchismo", e "esquecer as pequenas ou grandes ofensas humanas", porque "se Deus perdoa, por que não, nós?". O Arcebispo afirmou que esse é o caminho "para acabar com as estruturas econômicas, políticas e sociais egoístas" e iniciar um novo caminho "juntos como irmãos".

"Do trono cairão os capitalistas, os humildes serão enaltecidos, os famintos serão saciados… Mas não queremos que caiam de seus tronos para que subam outros, não queremos que termine a fome de uns para que apareçam outros famintos, não queremos que os humildes se achem tão grandes que atropelem os que eles considerarem orgulhosos", assinalou.

Na Eucaristia estiveram presentes diversas autoridades. Entretanto, não assistiu o Presidente Evo Morales. O Executivo esteve representado pelo Vice-presidente Álvaro García Linera.