Milhares de pessoas se congregaram em Castel Gandolfo para participar do ângelus dominical com o Papa Bento XVI, quem convidou os presentes a aproveitar do tempo de férias para que seja um momento de oração e repouso e de enriquecimento dos laços familiares.

No início de seu discurso breve, o Santo Padre manifestou o desejo de que as férias de muitos sejam um tempo de "descanso que sirva para repousar a mente e o corpo, submetidos diariamente a um contínuo cansaço, dado o ritmo frenético da existência moderna".

Deste modo destacou que "as férias constituem também uma preciosa oportunidade para estar um tempo mais longo com os familiares, para encontrar os parentes e amigos, em uma palavra, para dar mais espaço àqueles contatos humanos que o ritmo dos compromissos de cada dia impede de cultivar como se desejaria".

Também lembrou àqueles que por vários motivos não podem tirar um tempo de férias, concretamente aos idosos e doentes que freqüentemente, neste período, sofrem até mais com a solidão. A estes nossos irmãos e irmãs queria manifestar minha proximidade espiritual desejando de coração que a nenhum deles falte o sustento e o consolo de pessoas amigas".

Mais adiante afirmou que "o tempo das férias é para muitos uma favorável ocasião para encontros culturais, para momentos longos de oração e de contemplação. Dispondo de mais tempo livre se pode dedicar com maior gosto ao diálogo com Deus, à meditação com a Sagrada Escritura e à leitura de algum útil livro formativo".

"A fiel participação à celebração eucarística dominical –prosseguiu- ajuda a sentir-se parte viva da comunidade eclesiástica também quando se está fora da própria paróquia. Onde quer que nos encontremos temos sempre a necessidade de nos nutrir da Eucaristia", concluiu.