Nesta manhã, ao presidir a audiência geral das quartas-feiras na residência de verão de Castel Gandolfo, o Papa João Paulo II revelou aos fiéis que levará ao santuário da Lourdes uma intenção muito especial. Pedirá o auxílio da Virgem para  curar a alma do “homem moderno”.

A visita do Papa ao santuário francês está prevista para  14 e 15 de agosto. Seu motivo é celebrar o 150º aniversário da proclamação do dogma da Imaculada Conceição –a cargo de Pio IX em 8 de dezembro de 1854- e coincidirá com a festa da Assunção de Maria.

O Papa antecipou que sua viagem à  França terá três momentos públicos: a oração do Rosário no sábado à tarde, uma procissão nesse mesmo dia e a celebração da Eucaristia dominical; mas acrescentou que terá dois momentos de oração silenciosa na gruta da Lourdes a sua chegada e partida.

Justamente, nesses momentos privados, o Papa confessou que levará em seu coração “a gratidão e preces de toda a Igreja, e de todo o mundo, cuja paz e salvação só podem provir de Deus”.

Segundo o Papa, a mensagem divina que a Virgem deu ao mundo em Lourdes é que “através da oração e da penitência, a vitória de Cristo pode tocar  todas as pessoas e todas as sociedades”.

“Para mudar nossa conduta, devemos escutar a voz de nossa consciência, onde Deus nos deu a faculdade de reconhecer o bem e o mal. Infelizmente muitas vezes o homem moderno parece ter perdido o poder de saber o que é o pecado. É necessário rezar por ele, para que experimente um novo despertar interior, que lhe permita redescobrir completamente a santidade da Lei de Deus e os deveres que dele provêm”, assinalou o Pontífice.

O Santo Pai lembrou que a Virgem  apareceu a Santa Bernardete em Lourdes  quatro anos antes da proclamação do dogma apresentando-se  como a “Imaculada Conceição”. “Retornar a Lourdes como sinal desta verdade luminosa da fé é para mim um presente especial da Divina Providência”, assinalou.

O Papa destacou que em um mesmo ato de louvor a Deus e a Virgem, “abrangerei dois grandes mistérios marianos, o da Imaculada Conceição e sua Assunção ao céu em corpo e alma”.

“Os dois representam o princípio e fim da peregrinação terrena da Maria unidos na eterna presença de Deus que a chamou a formar parte de uma maneira única no evento salvífico que foi a Redenção de Nosso Senhor Jesus Cristo”.