O Papa Bento XVI enviou um telegrama a Susilo Yudhoyono, Presidente da Indonésia, solicitando "um ato de clemência" para os três cristãos condenados à pena de morte por atos de violência religiosa que enfrentaram cristãos e muçulmanos no ano 2000.

A mensagem assinada em nome do Santo Padre pelo Secretário de Estado, Cardeal Angelo Sodano, solicita a Yudhoyono um gesto de clemência "de um ponto de vista humanitário e em vistas à particularidade do caso" para evitar a execução, prevista para o sábado, de Fabianus Tibo, Domingus Da Silva e Marinus Riwu, condenados à morte pelas violências ocorridas em Pso (Indonésia), no ano 2000.

Os três cristãos foram acusados de incitar o confronto religioso entre a maioria muçulmana e a significativa minoria cristã que ocasionou 122 mortes e a queima de mais de quatro mil casas nas ilhas Célebes.

A participação dos três cristãos no enfrentamento religioso foi comprovada; entretanto, apesar de que a violência tenha sido iniciada por radicais muçulmanos e a maioria das vítimas foram cristãos, o tribunal de Palu (Célebes central) não condenou nenhum muçulmano.

O conflito em Célebes, onde os cristãos reclamam maior autonomia e igualdade perante a lei, ressurgiu em maio de 2004, quando duas bombas em um mercado freqüentado por cristãos mataram 22 pessoas, e três adolescentes cristãs foram degoladas por "assaltantes anônimos" muçulmanos.