Uma pesquisa revelou a crescente tendência pró-vida entre os americanos já que quase a metade deles gostaria que o aborto fosse ilegal em toda circunstância e a grande maioria espera maiores restrições para o acesso ao mesmo.

O site pró-vida LifeNews.com divulgou o resultado de uma pesquisa realizada pelo Pew Research Center entre 6 e 19 de julho passados com um total de 2003 entrevistados, em que 46 por cento indicou que o aborto deveria ser proibido em todos os casos enquanto que 35 por cento assinalou que deveria ser legal somente em algumas circunstâncias muito especiais. Outros 20 por cento precisa que o aborto deveria ser permitido, mas que deveriam existir muito mais restrições para o acesso a ele.

Do mesmo modo, a pesquisa indica que tanto homens como mulheres têm respostas semelhantes no tema do aborto, mas enquanto à idade, os mais pró-vida são os jovens menores de 29 anos e os maiores de 60.

Respeito ao credo, os católicos e protestantes são os mais pró-vida enquanto que quem pertence a outros grupos cristãos e não-cristãos são os que mais apóiam o aborto.

Para 73 por cento dos pesquisados o aborto é imoral enquanto que para 24 por cento esta prática anti-vida não é um assunto moral. Do mesmo modo, 55 por cento disse que prefeririam que as leis sobre o aborto fossem decididas em âmbito nacional e não estado por estado como se faz atualmente.

66 por cento dos pesquisados não se pergunta se sua posição a respeito do aborto é a correta, enquanto que 30 por cento está aberta a mudar seu ponto de vista a respeito deste delicado assunto.