O Presidente da Conferência Episcopal Chilena, Dom Alejandro Goic, saiu em defesa dos sacerdotes do país, e lamentou que a Ministra da Educação ignore o incansável trabalho dos presbíteros por atender os chilenos.

Ao participar do congresso "Jovens e política", organizado pela Universidade de Los Andes, a Ministra Yasna Provoste disse que "nunca vi a nenhuma autoridade do mundo eclesiástico batendo na porta de um cidadão".

O também Bispo da Rancagua considerou que as declarações da Ministra Yasna Provoste são "profundamente lamentáveis. Acredito que a senhora Ministra ignora a ação que desenvolve cada pároco que conhece sua gente e os bispos nas visitas pastorais que fazemos a cada uma das paróquias de nossa jurisdição eclesiástica. Temos um permanente contato com nossa gente".

"Sem petulância, acredito que poucos conhecem tanto a realidade da gente como os párocos do Chile e os bispos em sua respectiva jurisdição que lhes corresponde animar como pastor", acrescentou o Prelado.

Ao mesmo tempo, a União Democrata Independente (UDI) manifestou seu apoio à Igreja e considerou vergonhosas as declarações da Ministra.

"É lamentável que pessoas que só percorrem as populações quando terá que fazer corpo a corpo nas eleições, devam criticar a instituições que estão tão perto da comunidade e que cumprem um trabalho social tão importante no país como é a Igreja Católica e outros cultos religiosos. Parece-nos que é uma vergonha que uma ministra empreenda uma campanha contra a Igreja, afirmando uma coisa da gravidade como a que ela afirmou", afirmou o chefe da bancada partidária de deputados gremistas, Marcelo Forni.