Os integrantes da Obra Pontifícia da Infância e a Adolescência Missionária realizaram ontem a Grande Caminhada de Amor em protesto pelos abusos cometidos contra as crianças de todo o mundo.

Esta atividade se desenvolveu pelas ruas de Assunção, São Lorenzo e Encarnación. Na capital a caminhada teve início na Praça Uruguaio e se dirigiu até a Catedral Metropolitana, onde Dom Pastor Cuquejo, Arcebispo de Assunção celebrou uma Eucaristia.

Durante o trajeto, as crianças e jovens encenaram os sofrimentos e problemas que padecem seus pares no país, como o trabalho infantil, a violência e a fome. Estas situações, expressaram os participantes, impedem as crianças e adolescentes de levar uma vida saudável. Recordaram também as crianças dos cinco continentes que são submetidas a longas jornadas de trabalho no campo e que depois devem comercializar os produtos para o sustento familiar. Deste modo reclamaram o cessar-fogo no Oriente Méfio, que já cobrou milhares de pequenas vidas.

Marcos Morínigo, de onze anos, explicou que como crianças lhes dói saber que existem outras crianças que sofrem pela falta de alimento e de um lar onde viver. "Pedimos que tenham a oportunidade de viver melhor", disse. "Eu os convido a se aproximarem de Deus, rezarem e compartilharem com sua família; sempre nos reunimos e rezamos por eles", acrescentou.

Com esta atividade ecerrou-se a "Semana de oração pela dor das crianças". junto com a caminhada, foi feita uma coleta para as crianças mais necessitadas do país e do mundo nas diversas dioceses.

A Obra Missionária da Infância e a Adolescência, entidade que organizou as atividades foi fundada em 1843, na França, por Dom Carlos Forbin, com o fim de que "crianças ajudem crianças".