O Arcebispo da Antequera (Oaxaca), Dom José Luis Chávez Botello, lamentou a violência dos últimos dias nesta cidade, ao mesmo tempo em que animou à reconciliação, a convivência social e a paz.

Durante uma entrevista coletiva, o Prelado apelou aos católicos para que não aceitem "caminhos que levem a deterioração da sociedade" e assinalou que "ainda há tempo para corrigir o rumo e evitar graves desastres sociais, por isso pediu refletir se o caminho pelo que se leva a Oaxaca suporta a maior tranqüilidade, sem negar os enganos passados".

"Não devemos caminhar em sentido contrário do que se diz querer. A sociedade de Oaxaca está sangrando. Há mais paz? Há mais esperança? Por onde vamos atualmente?", questionou.

Dom Chávez exortou a analisar as causas da violência imperante, como a greve de professores, e a maneira em que se exige a justiça: "O importante não se levar pela aparência. Convido a sociedade ao raciocínio, a não ser espectadores e distinguir o verdadeiro do falso", precisou.

Explicou que a Igreja está de acordo com a exigência de um bom governo, mas que não se pode exigir o respeito dos direitos humanos espezinhando-os.