O Arcebispo de Santa Cruz de la Sierra, Cardeal Julio Terrazas Sandoval, assinalou que "nossa contribuição para o avanço do país não vai se deter" apesar das expressões cortantes sobre a Igreja expressadas pelo Presidente Evo Morales.

No sábado, Morales disse, sem provas, que quando era dirigente dos cocaleiros alguns sacerdotes o convidaram para reunir-se com ministros "para me insinuar que queriam me ajudar".

Depois ironizou sobre a fratura que sofreu em seu tabique durante um jogo de futebol. Disse que esperava que o rival que o lesou "não seja de Podemos (partido opositor) ou da Igreja Católica".

Diante disso, o Cardeal Terrazas assinalou durante a Missa dominical que "nossa contribuição ao avanço do país não vai se deter. Não importam as expressões cortantes que escutaram ontem. O importante é que nós somos fiéis a este Senhor (Cristo)".

Por sua vez, o Arcebispo de Sucre, Dom Jesus Pérez, disse que "nós gostaríamos, sem dúvida alguma, outra forma (do Presidente) de referir-se à Igreja".