O Arcebispo de Santiago, Cardeal Francisco Javier Errázuriz, destacou a necessidade de resgatar o valor inestimável da vida e assim sair ao encontro de muitas iniciativas tendenciais a introduzir nos códigos jurídicos de vários países princípios atentatórios contra a vida das pessoas.

Na introdução da edição especial do jornal "Igreja de Santiago", o Cardeal alertou que "sob o pretexto da compaixão, de um mau entendimento da liberdade, e da intenção de respeitar qualquer opção pessoal, em muitas partes do mundo se legaliza o aborto e a eutanásia, como se fossem direitos humanos".

Acrescentou que "como servidores do Evangelho da Vida anunciado por Jesus Cristo, queremos defender e proteger a existência humana desde sua concepção até sua morte natural, com serenidade, mas com convicção e firmeza para que nunca seja ameaçada nem manipulada".

O suplemento Igreja do Santiago, distribuído no último domingo em todas as paróquias de Santiago, inclui reflexões sobre o aborto, a eutanásia, morte terapêutica e a verdadeira morte digna, a partir da visão do Magistério da Igreja Católica.