Com o intuito de «proclamar que a família fundada no matrimônio desempenha um papel central para a Igreja e para a sociedade», mais de 300 pessoas se reuniram nos dias 5 e 6 de agosto para participar do Congresso sobre Família “Família e Meios de comunicação: por uma Cultura de Vida e de Paz”. No encontro, organizado pelo Movimento de Vida Cristã, participaram também destacadas personalidades da Igreja e da sociedade, bem como especialistas que ministraram as conferências.

A abertura Congresso, que contou com o apoio da Arquidiocese de Rio do Janeiro e da Regional Leste 1 da CNBB, fez-se com as palavras de boas-vindas do Cardeal Eusébio Oscar Scheid, seguidas por um compartilhar fraterno e esclarecedor de Dom Rafael Llano Cifuentes, Bispo de Nova Friburgo e Presidente do Regional Leste 1, que esteve presente no Encontro Mundial das Famílias na Espanha. A seguir se realizou uma mesa redonda presidida por Dom Antonio Augusto Dias Duarte, Bispo Auxiliar de Rio do Janeiro e da qual participaram os Drs. Lázaro e Eutália Resende; o vice-prefeito do Rio do Janeiro, Otávio Leite; o Sr. Júlio Pina, empresário; o deputado federal Carlos Dias; e Alejandro Bermúdez, diretor da ACIPRENSA. Nos trabalhos da tarde, Dom Alano Maria Pena, Arcebispo do Niterói pronunciou uma conferência sobre «A família, fonte e vivência da espiritualidade evangélica» e depois o Dr. José Brady abordou o tema «As políticas sobre Educação e Meios de Comunicação à luz do Ensinamento Social da Igreja». O sábado finalizou com a apresentação de várias iniciativas pastorais orientadas à família e os meios que se desenvolvem em diferentes lugares e âmbitos da sociedade.

No domingo novamente esteve presente o Cardeal Eusébio Oscar Scheid, que abordou «Os meios de comunicação como “areópagos”: campo e meio para a evangelização». Foi seguido por Dom Antonio Augusto Dias Duarte, que refletiu sobre «Família e Juventude: âmbitos prioritários da Nova Evangelização». Depois do almoço se reuniram grupos de trabalho para refletir sobre os desafios que a família tem e os meios eficazes para responder a eles. Depois, em plenário, compartilharam-se iniciativas concretas para trabalhar em favor da família. Uma aclamada mensagem final, que recolhe as conclusões e reflexões sustentadas com o passar do Congresso, foi lida pelo Sr. Fernando Vidal, responsável pelo Movimento de Vida Cristã no Brasil.

Ao final da mensagem, os participantes do Congresso convidam «todos os homens e mulheres de boa vontade a fazer com que através desta mensagem ressoe com força na sociedade e na cultura a voz das famílias que proclamam: SIM à Verdade sobre Deus, sobre o homem e sobre a família como luz que orienta o caminho à felicidade; SIM à Caridade, que se desdobra no serviço e na generosidade e por isso é fundamento sólido para edificar uma cultura da vida; SIM à Vida, o dom mais precioso através do qual Deus compartilha conosco seu infinito amor (cf. 1Jo 3,14) e que, portanto, devemos cuidar e cultivar desde seu início até seu fim natural; SIM à Paz, fruto da justiça e da reconciliação, fundamentada na verdade e na caridade, como fecunda semente de renovação e transformação da sociedade e da cultura».

O Congresso terminou com uma solene Eucaristia presidida por Dom José Ubiratan, Bispo do Itaguaí e Vice-Presidente do Regional Leste 1 da CNBB. Durante o Congresso também estiveram pressentes Dom João Maria Messi, Bispo de Barra dou Piraí-Volta Redonda e Dom Fernando Arêas Rifam, Prelado da Administração Apostólica São Juan Maria Vianney.