Conforme informou a edição deste domingo do jornal El Mundo, a Santa Sé recusou a proposta do PSOE e a ilegalizada organização Batasuna, proposta depois da vitória socialista nas últimas eleições gerais, a exercer o trabalho de intermediação no processo aberto com o grupo terrorista ETA.

Tal proposta, informa o jornal, foi realizada ao Cardeal vascofrancés Roger Etchegaray, em duas reuniões sustentadas no Vaticano e no sul da França. Ambos os encontros se realizaram depois das eleições gerais e, portanto, uma vez que a direção do ETA teve aprovado os contatos com os socialistas.

O primeiro encontro, solicitado pelos representantes do PSOE, levou-se a cabo em 22 de maio de 2004, o mesmo fim de semana das bodas dos Príncipes do Asturias. Ali o presidente dos socialistas bascos, Jesus Eguiguren, viajou a Roma para reunir-se com o Cardeal.

Segundo El Mundo, semanas depois, Etchegaray convocou a uma segunda reunião aos dirigentes de Batasuna no sul da França. Face aos esforços das duas partes, o Cardeal não aceitou a proposta de mediação. A Santa Sé, também segundo o jornal espanhol, comunicou finalmente a seus interlocutores que era preferível que qualquer gestão neste sentido se realizasse através da Igreja no País Basco.

O Cardeal Etchegaray, presidente emérito do Pontifício Conselho Justiça e Paz, exerceu que enviado do Papa a zonas de conflito como Jerusalém, Timor e Chiapas. Foi um dos mediadores prévios à Guerra do Iraque.