O Arcebispo de Havana, Cardeal Jaime Ortega e Alamino, declarou hoje que a Igreja Católica em Cuba não só jamais apoiaria, mas nem sequer aceitaria uma intervenção estrangeira no país e pediu para rezarem para que nestes momentos "nada rompa a concórdia" nem perturbe a paz entre os cubanos.

Depois de presidir a Missa na catedral de Havana, o Cardeal declarou à imprensa que a Igreja Católica em Cuba "jamais estaria apoiando, nem sequer aceitando minimamente, qualquer intervenção estrangeira".

Momentos antes, ao início da celebração eucarística, o Cardeal Ortega leu o comunicado divulgado nesta sexta-feira pela Conferência de Bispos Católicos de Cuba, no qual pedem que Deus acompanhe o mandatário Fidel Castro em sua enfermidade e ilumine os novos responsáveis pelo governo e fazem votos para que a paz e a fraternidade "não sejam perturbadas por nenhuma situação externa ou interna".

"Acredito que há preocupação em todos nós, como se refletiu na carta, e cremos que o que pedimos a nossas comunidades nestes momentos é oração", assinalou o Arcebispo.

"Oramos pela pátria, por Cuba nestes momentos, por quem a dirige, essa é nossa maneira de pôr o futuro nas mãos do Senhor, que é o que corresponde nestes momentos à Igreja", acrescenotu.

Mais adiante, o Cardeal enfatizou que principalmente se deve rezar "para que nada rompa a concórdia entre os cubanos, nada perturbe a paz entre nós, é evidente que algo fosse desse estilo não somente é rejeitada, mas sim seria muito lamentável".