Os responsáveis pelo santuário de São Caetano no bairro portenho de Liniers pediram aos milhares de devotos que neste fim de semana chegarão ao templo para celebrar ao padroeiro do pão e o trabalho, levar doações para os mais necessitados em vez de enfeites para o santo.

Como todos os anos, uma multidão de argentinos chegará até o templo para agradecer a São Caetano pelas graças recebidas ou pedir sua intercessão. Conforme informou a agência AICA, o santuário pediu que neste ano troquem as promessas de velas e flores por roupa, mantimentos não perecíveis e medicamentos para os mais necessitados.

Além das celebrações centrais em Liniers, mais de 40 paróquias do país organizaram celebrações por esta festa patronal.

Em Liniers o santuário abrirá suas portas à zero hora e permanecerá aberto o dia todo. A missa principal, às 11h, será presidida pelo Cardeal Jorge Bergoglio, Arcebispo de Buenos Aires.

Sua história

São Caetano nasceu em Vicenza, República de Veneza, em 1480. Seus pais foram o conde Gaspar de Thiene e María di Porto, de famílias nobres.

Estudou na Universidade de Pádua. Distinguiu-se na teologia e se doutorou em direito civil e canônico em 1504. Foi nomeado senador em Vicenza, mas estava decidido a seguir os estudos sacerdotais.

Em 1506 se transferiu para Roma. Foi nomeado secretário do Papa Julio II e protonotário apostólico.

O Papa morreu em 1513 e Caetano decide não continuar no cargo. Preparou-se durante 3 anos para ser sacerdote. Foi ordenado em 1516, aos 36 anos.

Conta a crônica de sua vida que, sendo sacerdote, estava um dia em oração quando teve uma visão na qual lhe aparecia a Virgem que colocava o Menino Jesus em seus braços. Por o santo é representado segurando o Menino.

A cristandade passava por um período de crise. A corrupção tinha debilitado à Igreja, muito antes da aparição do protestantismo e isso promovia a reforma. Caetano era um dos que mais imploravam essa reforma de vida e de costumes dentro da Igreja. E a levou a cabo fundando, com três companheiros, uma ordem de Clérigos Regulares que tomaram como modelo a vida dos Apóstolos; chamada a "Ordo Regularium Theatinorum" ou Congregação dos Teatinos, cuja finalidade principal era a renovação do clero.

Em 1547 cai doente. Morreu em Nápoles aos 77 anos, no domingo 7 de agosto de 1547.

O Papa Clemente X o canonizou em 1671.