Junto a iniciativas como a cerveja papal e as salsichas Ratzinger, os alemães tornaram a fazer juz à sua originalidade apresentando a "Rota Bento", uma singular proposta dos monges beneditinos que trasportará os participantes por quilômetros que incluem os diversos lugares onde transcorreu a infância do Papa.

Segundo o jornal La Razón, a iniciativa abrangerá 20 cidades, situadas todas elas entre o rio Inn e o Salzach. Seu ponto de partida e chegada é o Santuário Mariano de Altötting, um centro de peregrinação ao que visitava com freqüência o jovem Joseph Ratzinger com sua família.

Do mesmo modo, durante o percurso os participantes serão guiados por uns painéis marcados com o símbolo da peregrinação -uma mitra com as chaves de São Pedro e a palavra Benediktweg- que marcarão o caminho circular a seguir.

A primeira parada é Marktl am Inn, povoado natal do Pontífice, que se chega depois de percorrer os 18 quilômetros de distância que o separam de Altötting. Nesta pequena aldeia se encontra a casa onde em 16 de abril 1927, nasceu Joseph Ratzinger.

Além disso os peregrinos poderão visitar Traunstein, lugar definitivo de residência dos Ratzinger a partir de 1937, que o mesmo Santo Padre definiu como "nosso verdadeiro lar".

Para mais informação sobre a "Rota Bento" acesse: www.benediktweg.de