Com a participação de 250 delegados provenientes de trinta e cinco países europeus, neste 28 de setembro será inaugurado o V Simpósio dos Docentes Universitários.

Com o tema "Para onde vai a Europa? Cultura, povos, instituições", o Simpósio é organizado por ocasião do Encontro Europeu dos delegados nacionais de Pastoral Universitária, promovido pelo Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE).

Conforme informou a agência Fides, a cerimônia inaugural, que se realizará na Sala da Conciliação no Palácio Apostólico do Vicariato de Roma, contará com a intervenção do Cardeal Camilo Ruini, Presidente da Conferência Episcopal Italiana, e o Cardeal Antonio Cañizares Llovera, Arcebispo de Toledo.

Durante o Simpósio dos Docentes Universitários se refletirá sobre a integración e subsidiariedade, as perspectivas da solidariedade, um novo humanismo para a cultura européia, a contribuição cristã para a construção da Europa.

Este evento serve como preparação para o Encontro Europeu dos Docentes Universitários, programado para o mês de junho de 2007, que terá por lema "Um novo humanismo para a Europa. O papel das Universidades" no qual se refletirá sobre o papel da Universidade na construção da Europa.

O Simpósio terminará com uma Celebração Eucarística presidida por Dom Rino Fisichella, Reitor da Pontifícia Universidade Lateranense.