O Arcebispo do México, Cardeal Norberto Rivera Carrera, chamou os fiéis a participar das jornadas de oração pela paz e reconciliação do país, convocadas pela Conferência Episcopal Mexicana (CEM) e que se realizam em todas as paróquias até 6 de agosto.

Durante a Missa pelo quarto aniversário da canonização de São Juan Diego, o Cardeal pediu que o Santo e a Virgem do Guadalupe iluminem e fortaleçam "a nossos governantes, a todos os construtores de nossa sociedade pluralista e a todos os homens e mulheres de boa vontade para que possam revisar e restabelecer em profundidade as bases éticas sobre as quais querem construir o futuro de nossa economia e a atividade sócio-política".

Do mesmo modo, durante a homilia na Basílica do Guadalupe, o Cardeal afirmou que a realidade mestiça do México proclama que é possível alcançar a aceitação e complementaridade entre os mexicanos antes que o confronto.

Na convocatória, a CEM pede aos mexicanos invocar "o amparo do Sagrado Coração de Jesus, a quem consagramos nossa Pátria, e a intercessão de Santa Maria de Guadalupe, Rainha do México, para que se mantenha a unidade" do México.