Com o desastre de Caná, onde a morte de muitas crianças parece ter despertado a consciência da tragédia em curso, as obras salesianas no Líbano, continuam sendo centros de esperança e solidariedade para os refugiados.

"Atualmente são quase um milhão os refugiados e desalojados no Líbano que tentam fugir dos bombardeios", declarou o Presidente do Voluntariado Internacional para o Desenvolvimento, Antonio Raimondi.

O Voluntariado junto com o Dom Bosco Network (DBN) continuam sustentando os centros de Houssoun e Al Fidar e "assim faremos também enviando logo que possível nosso pessoal especializado em ajuda das comunidades salesianas", disse Raimondi.

Conforme relatam fontes salesianas, a situação nos centros é cada dia mais complicada, assim como o trabalho de muitos voluntários locais que sem descanso tratam de garantir aos refugiados a assistência para distribuir bens de primeira necessidade e para integrar as crianças em atividades de animação.

Em Al Fidar, assiste-se os refugiados acolhidos atualmente em quatro escolas públicas às quais logo adicionarão outras. Depois de ter dado com o responsável pelos refugiados xiítas, a equipe de trabalho dos salesianos de Al Fidar e do Voluntariado constataram que atualmente na região de Jbeil se encontram mais de trinta mil pessoas sem teto, dos quais, a metade são crianças e jovens.

São quatorze centros que acolhem uma parte dos refugiados, o resto está espalhado por toda a região em famílias, em círculos esportivos, pequenos albergues e um grande número sob tendas de campanha nos bosques das montanhas libanesas.

A equipe de trabalho dos salesianos se comprometeu a acompanhar este último grupo de desabrigados, dado que é o mais necessitado de assistência. Ao mesmo tempo, estão planejando as medidas necessárias para depois do conflito.

"Só no centro de Houssoun, neste momento estão alojadas trinta famílias, com um total de cento e trinta pessoas –declara Dom Dany El Hayek, encarregado da Casa de Dom Bosco desta cidade–; outros 44 núcleos familiares podem contar como apoiados no sustento exclusivo dos salesianos".

No povoado outras famílias oferecem asilo a mais de duzentos e cinqüenta desabrigados e também em quinze povoados vizinhos se criou uma grande rede de acolhida.