O Arcebispo de San Salvador, Dom Fernando Sáenz Lacalle, exortou os salvadorenhos a apoiar a campanha de assinaturas que solicita do Parlamento  ratificar a reforma constitucional que estabelece o matrimônio como a união entre um homem e uma mulher, para assim assegurar a instituição familiar.

“Estamos fazendo uma coleta de assinaturas para pedir à Assembléia haciendo Legislativa a ratificação de artigos que estabelecem que o matrimônio será constituído apenas por um homem e uma mulher, nascidos naturalmente e que não serão reconhecido casamentos entre pessoas do mesmo sexo” celebrados em outros países, indicou o Prelado em uma entrevista coletiva.

A campanha, organizada pela instituição internacional Rede Família, busca ratificar os artigos 32, 33 e 34, modificados e aprovados pelo Congresso anterior em abril de 2005; para o qual é necessária uma maioria qualificada de 56 dos 84 votos.

Na primeira votação, o Frente Farabundo Martí para a Libertação Nacional (FMLN) se opôs às reformas. Neste novo Parlamento, tal grupo conta com 32 votos.

“Estamos buscando que se assegure bem a instituição familiar. É um chamado aos salvadorenhos para que combinem esta campanha”, expressou Dom Sáenz.