A Embaixada da Espanha na Argentina recebeu os pedidos de 21 instituições que apóiam a candidatura do médico pró vida Oscar Elías Biscet, preso político em Cuba, ao Prêmio Príncipe de Astúrias da Concórdia.

As solicitudes foram entregues formalmente pelo ativista Celso Sarduy Agüero e sua esposa, que liderou a campanha na Argentina.

A campanha internacional iniciou na Espanha e teve o apoio de instituições de todo o mundo. Diariamente o ex-preso político Felipe Díaz Díaz trabalha com as centenas de e-mails de pessoas que se juntam à causa.

Do mesmo modo, diversas organizações e imprensa do exílio cubano trabalham para difundir a candidatura de Biscet, a mesma que recebeu o apoio de muitos ativistas e opositores dentro da ilha.

Oscar Elías Biscet foi condenado a 25 anos de prisão pelo Governo do Fidel Castro por defender os direitos à vida e à liberdade. Atualmente se encontra no cárcere da Combinado do Leste de Havana, junto com presos comuns. Sua esposa, Elsa Morejón, faz parte do movimento das Damas de Branco.