O diretor geral da Pastoral de Comunicação do Arcebispado do México, Pe. Hugo Valdemar, assinalou que o Cardeal Norberto Rivera Carrera não se ofereceu como mediador na crise pós eleitoral.

"A Igreja não pretende suprir nenhuma instituição", neste caso, o Tribunal Eleitoral do Poder Judicial da Federação, indicou o porta-voz.

"É importante esclarecer que a Igreja não pretende suprir a nenhuma instituição. Mas bem, quer ou pede que deixemos as instituições agirem, porque nestes momentos falar de uma mediação é como dizer que o Tribunal Eleitoral não tem nada o que fazer", afirmou.

Lembrou que no país há muitas instâncias que podem mediar em um conflito pós eleitoral, como a Secretaria de Governo, personagens reconhecidos ou os próprios partidos políticos. Indicou que só em situação extrema, quando efetivamente "essas opções e essas possibilidades de diálogo se esgotarem, sem dúvida a Igreja está aberta a uma mediação".

Por outro lado, negou que o Governo federal esteja pressionando a Igreja para que apóie o candidato presidencial do Partido Ação Nacional (PAN), Felipe Calderón, tal como afirmaram militantes do Partido da Revolução Democrática (PRD), do candidato Andrés López Obrador.

"Essa acusação não tem nenhum sustento. O Governo foi profundamente respeitoso com a Igreja e o mesmo a Igreja com o Governo federal, quer dizer, até agora, pelo menos a Arquidiocese do México, não teve nenhuma pressão para alinhar-se para alguma questão política", afirmou.