O 1° Congresso de Evangelização da Cultura se celebrará em novembro próximo e abordará o tema "Os católicos na sociedade civil e a política".

Conforme informaram os organizadores, o encontro será entre os dias 3 e 5 de novembro na sede da Universidade Católica Argentina (UCA).

Organizado pelo Programa de Evangelização da Cultura, cujo diretor é o doutor Guillermo Cartasso, o evento tem como objetivo geral "abrir um espaço de encontro, reflexão e proposta que enriqueça a identidade e a missão dos homens e mulheres chamados a evangelizar a cultura".

As jornadas são auspiciadas pelo Arcebispado de Buenos Aires e, sobre o mesmo, o Cardeal Jorge Bergoglio destacou "a importância desta iniciativa que possibilitará aos homens e mulheres da cultura ser ativos e participativos protagonistas do dever que lhes compete, em benefício da unidade social e particularmente do bem comum".

O Congresso conta também com o apoio do Presidente do Conselho Pontifício para a Cultura, Cardeal Paul Poupard, e segundo Cartasso, "apresenta-se como um espaço, entre muitos outros que hoje valiosamente existem, onde nos encontraremos para discernir, escutar, dialogar e propor. Não só tentamos vigiar o futuro, mas também procuramos ajudar e nos ajudar fraternalmente para edificar uma sociedade mais justa, mais plena, onde não tenha excluídos".

As jornadas estarão dirigidas a "católicos comprometidos na vida pública que participam, entre outros espaços, no mundo da educação, da pesquisa e da criação artística; nos âmbitos religiosos e de reflexão humanista; nos meios empresários e de comunicação social; e nos lugares onde se edifica a sociedade civil e a ordem política".

O Congresso terá quatro grandes áreas temáticas: "A participação na sociedade civil", "O compromisso na ordem política", "A pessoa humana e a dimensão religiosa", e "Identidade e diálogo".

Para mais informação escreva para: congresopec@uca.edu.ar  ou visite o site do Programa de Evangelização da Cultura da UCA: http://www.uca.edu.ar/congreso-pec.htm