A Sala de Imprensa da Santa Sé anunciou hoje que a Fundação "Populorum Progressio", criada a instâncias do Papa João Paulo II, concedeu ajuda 215 projetos de desenvolvimento a países da América Latina e do Caribe.

O Arcebispo Paul Josef Cordes, Presidente do Pontifício Conselho Cor Unum, presidiu de 11 a 14 de julho em Guayaquil (Equador) a reunião anual do Conselho de Administração da Fundação "Populorum Progressio", para deliberar sobre o financiamento dos projetos em favor das comunidades camponesas pobres indígenas, mestiças e afro-americanas da América Latina e do Caribe.

O Conselho de Administração da Populorum Progressio, que estuda e aprova os projetos apresentados, está formado por sete membros: seis bispos de diversos países da América Latina e um representante do pontifício conselho.

Durante a última reunião foram estudados 255 projetos no valor de dois milhões e 500 mil dólares e foram aprovados um total de 215, por uma importância de um milhão 820 mil e 500 dólares.

"Uma parte importante dessa soma é fruto da generosidade dos fiéis da Igreja na Itália, através do Comitê para as intervenções caritativas em favor do Terceiro Mundo da Conferência Episcopal deste país".

36,90 por cento dos projetos aprovados neste ano concernem à produção, seja agropecuária ou micro-empresarial; 26,19 por cento à realização de infra-estrutura comunal: água potável, cercas, latrinas e salões comunais; 17,46 por cento a construções de escolas, moradias ou centros de saúde; 12,30 por cento à educação e 7,15 por cento se destinam ao campo da saúde.

Desde o dia 13 de fevereiro de 1992, ano em que João Paulo II criou esta Fundação, até 2006, foram destinados mais de 20 milhões de dólares para financiar mais de dois mil projetos.