Na segunda-feira à noite o Arcebispo de Denver, Dom Charles Chaput, animou o debate em todos os níveis para evitar temores e confusões quanto à reforma migratória que se discute nos Estados Unidos.

Conforme explica o Denver Rocky Mountain, o Prelado se dirigiu aos assistentes na paróquia Santo Tomás Moro no sul de Denver e conversaram sobre diversos temas de reticência de alguns imigrantes a não aprender inglês até as conseqüências práticas da presença deles nos hospitais e escolas.

O Prelado disse que "acredito que estamos todos confusos" e pediu a um dos assistentes que expressasse sua opinião sobre os cidadãos mexicanos. Em seguida, o Arcebispo comentou que "podemos manejar isto, somos um grande país, eu mesmo sou índio-americano" e precisou que depois de 11 de setembro os temores aumentaram.

Ao ser perguntado pelas ações que tomou a Conferência de Bispos Católicos sobre a situação no México, de onde procedem a maioria de imigrantes ilegais aos Estados Unidos, Dom Chaput assinalou que "os bispos (mexicanos) estão animando o governo a evitar a corrupção e criar empregos". "Não estão dizendo às pessoas que deixem tudo e venham para cá. Não é sensível de parte de vocês pensar que estão fazendo isso", precisou.

Por outro lado, recordou a necessidade do "diálogo civil para tratar de maneira global a reforma de imigração" nos Estados Unidos.

Os participantes do evento mostraram seu apoio a vários imigrantes que participaram do foro, como quando um membro da audiência ficou de pé e disse que "meus pais vieram do México. Não sou nenhum vagabundo. Trabalhei desde pequeno. Fui à Coréia. Há mexicanos bons trabalhadores", ao que o auditório respondeu com um grande aplauso.

A Conferência de Bispos Católicos do estado de Colorado organiza este tipo de foros para discutir o tema da imigração. O Bispo de Colorados Springs, Dom Michael Sheridan já realizou vários deste tipo, Enquanto que Dom Arthur Tafoya, Bispo de Pueblo planeja realizar estes encontros também.