O subsecretário de População, Migração e Assuntos Religiosos da Secretaria do Governo, Lauro López Sánchez, aprovou a possibilidade de que o Arcebispo do México, Cardeal Norberto Rivera, seja mediador no atual conflito pós-eleitoral.

Enquanto o país espera a proclamação do presidente eleito do país, seguem os acesos enfrentamentos entre o Partido Ação Nacional (PAN) e o Partido da Revolução Democrática (PRD), pela estreita margem de votos a favor do primeiro grupo.

Segundo López Sánchez, o Cardeal mediaria "a favor da paz e do respeito das leis", além disso descartou que o Arcebispo esteja violentando alguma lei porque "estamos falando de um oferecimento de interlocução, não a favor ou contra nenhum candidato ou partido, mas a favor da paz e do respeito das leis".

Disse que os candidatos envolvidos, Andrés López Obrador (PRD) e Felipe Calderón (PAN - ganhador), "bem podem aproveitar a disposição de, neste caso, do Cardeal Rivera para ser interlocutor com alguns atores".

No domingo, o Arcebispo do México disse que poderia ser mediador no conflito desatado entre os candidatos presidenciais se assim solicitarem.