A Conferência Episcopal Alemã afirmou ontem em um comunicado que a decisão da União Européia, através do Programa marco sobre recursos comunitários, de incluir em seus campos de pesquisa e destinar recursos à pesquisa realizada com embriões humanos, é "uma grande derrota na luta pela proteção dos embriões na Europa".

"A pesquisa com células-tronco embrionárias, que pressupõe a destruição de vidas humanas, poderia receber mais recursos da UE", denunciaram e precisaram que "a decisão de ontem é portanto "um sinal horrível do estado atual de proteção da vida humana na Europa. O direito à vida e a ilimitada proteção da vida humana desde a concepção, não estão totalmente garantidos".

Do mesmo modo, explicaram na missiva que "o interesse da pesquisa se vê como mais importante que a vida e dignidade e o direito à vida dos embriões humanos. Assim, recursos alemães serão utilizados também para um tipo de pesquisa que está proibida na Alemanha pelas leis atuais que se opõem ao assassinato de vidas humanas".

Para os prelados, a decisão "é até mais censurável já que existem alternativas à pesquisa com células-tronco embrionárias: a pesquisas ética com as chamadas células-tronco adultas".

Finalmente os bispos lamentam "a falta de iniciativas para uma solução mais restritiva, que deveria fortalecer a proteção dos embriões humanos na Europa".