A solenidade do Apóstolo São Tiago é um "chamado a revitalizar nossas raízes cristãs, recordando as origens de nossa fé em que fomos fundados para fortalecer nossa confiança e nos manter na verdade", assinalou o Arcebispo de Santiago de Compostela, Dom Julián Barrio, durante a Missa em comemoração do Patrono da Espanha.

Durante sua homilia, o Prelado ressaltou a necessidade de "voltar a nos encontrar, ser nós mesmos e reviver os valores autênticos que fizeram gloriosa nossa história de fidelidade à Igreja e de serviço à mesma em torno da verdadeira fé em Cristo".

A Missa, concelebrada por vários arcebispos, bispos e membros do clero e em que participaram numerosos fiéis, muitos deles peregrinos, serve de marco à exortação de Dom Barrio aos leigos a manifestar "uma identidade clara e firme em meio a modelos de confusão, de pensamento débil e de responsabilidade fragmentada".

Em sua homilia resposta à Oferenda Nacional do delegado Régio, o socialista Emilio Pérez Touriño, presidente da Xunta, o Arcebispo galego indicou que é "urgente a presença de fiéis leigos que com fé viva e testemunho entusiasta façam Deus presente em nossa sociedade".

Ao aprofundar na missão do cristão no mundo de hoje, Dom Barrio disse que este está chamado a "ajudar com seu testemunho a redescobrir o mistério de Deus, porque quando o homem afasta Deus de sua vida, os ídolos se apropriam dela, levando-lhe a incredulidade e a decadência moral e espiritual que procura justificações para legitimar o engano e o pecado".

Mais adiante, o Arcebispo lembrou a visita do Papa Bento XVI à Espanha e suas palavras sobre a família, "primeira escola de valores sociais, bem insubstituível e lugar do primeiro anúncio da fé para os filhos a cujos pais assiste o direito primário e insubstituível a educá-los conforme seus próprios princípios morais e religiosos".

Diante das mudanças que estão ocorrendo em nossa sociedade, o Arcebispo lembrou a "urgente tarefa evangelizadora da Igreja que não é uma simples comunidade humana depositária do Evangelho ou dos mistérios divinos, mas acima de tudo uma comunhão de filhos de Deus que peregrinam para a cidadania dos Santos".

Por último, e já em língua galega, Dom Julián Barrio acolheu a Oferenda Nacional recordando a transmissão da fé na América e que a Europa foi se fazendo ao redor da memória de São Tiago e encomendou à intercessão do Apóstolo todos os povos da Espanha.