O Presidente da Conferência Episcopal Peruana (CEP), Dom. Miguel Cabrejos, exortou o novo Governo, que será liderado por Alan García Pérez e que assumirá este mandato no dia 28 de julho, a deixar de lado "a corrupção, a impunidade, os interesses particulares e os objetivos partidários" para dar passagem "ao único objetivo que pode existir em um bom Governo: O bem comum".

Em entrevista coletiva, o Prelado ressaltou a especial conotação destas Festas Pátrias, porque marcam o início de um novo Governo e de um novo Congresso da República e agradeceu ao ex-mandatário , Alejandro Toledo, assim como aos congressistas que terminam seu período parlamentar.

Dom Cabrejos assinalou que "no Peru há grandes necessidades e, por ende, muita expectativa com respeito ao novo Governo ao que lhe corresponde fazer uma gestão exemplar". "Já não estivemos para experimentos e ensaios temerários mas sim para pôr as bases sólidas a um desenvolvimento integral sustentado e sustentável, e para afiançar nossas instituições democráticas", acrescentou.

Para o Presidente da CEP, os problemas sociais existentes como o da saúde e a alimentação "têm que ser tratados como políticas de Estado, com eqüidade e qualidade". Do mesmo modo, ressaltou a necessidade do consenso político e social na defesa irrestrita da vida, desde a concepção até a morte natural, os direitos humanos, a consolidação do sistema democrático, a paz e a convivência solidária.

Ao dirigir-se ao Presidente eleito Alan García Pérez, o também Arcebispo de Trujillo disse que "em suas mãos está o futuro de milhões de peruanos que o escolheram para guiar o rumo de nosso país nos próximos cinco anos". "Esperamos seu melhor esforço e sua melhor gestão; já que não só se trata de estar acima no poder, mas também de estar à altura das circunstâncias e das necessidades de nosso povo. O Peru tem agora um Novo Governo, e uma nova oportunidade para todos os peruanos!", concluiu.