Uma pesquisa realizada pela empresa de portais eletrônicos Lycos Europe sobre temas como o amor, sexo e casamento revelou que quase um em cada três espanhóis é contra o matrimônio.

Em uma nota de imprensa, a Lycos informou que a pesquisa foi realizada em 25 mil homens e mulheres solteiros de oito países europeus, dos quais mil e 925 eram espanhóis. A pesquisa recolhia opiniões sobre o amor, grau de compromisso procurado pelos solteiros, sexo e as causas de ruptura em uma relação.

Ao responder a pergunta sobre quando é o momento de se casar, 44,8 por cento dos espanhóis afirmaram que dois ou três anos é a duração ideal de um noivado. Entretanto, quase um em cada três se declarou contra o matrimônio: 30,10 por cento das mulheres e 30,0 dos homens, índices que estão acima dos registrados pelos pesquisados na Alemanha, Dinamarca, França, Reino Unido e Suécia.

A pesquisa revelou que os habitantes das Ilhas Baleares são os mais reticentes ao compromisso: a metade dos homens baleares rejeitam o casamento enquanto que entre as mulheres, as cântabras são as menos favoráveis a este compromisso, 45,5 por cento.

As respostas sobre o celibato antes do matrimônio foram variadas, informa Lycos. "39,9 por cento dos espanhóis afirmam que tratariam de seduzir seu companheiro para lhe fazer mudar de opinião, 28,8 por cento disse que embora lhes pareça antiquado se resignariam a esperar, enquanto que 20,1 por cento aceitaria e 18,8 por cento não toleraria", difundiu a empresa.

Por último, em relação às causas de ruptura na relação, 54,6 por cento dos espanhóis expressou que a principal seria a infidelidade e 19,6 por cento indicou que daria fim a sua relação com uma pessoa extremamente ciumenta.